6 Benefícios Incríveis da Banana

A banana é uma das frutas mais populares do mundo e uma das frutas favoritas entre os brasileiros. Originárias do sudeste da Ásia, mais de cinquenta tipos diferentes de banana já foram catalogadas. No Brasil, muitas variedades podem ser encontradas, estando entre as mais comuns a banana prata, banana-da-terra, banana maçã, banana nanica, banana ouro. A seguir, vamos falar sobre 6 dos tantos benefícios da deliciosa banana.

@https://depositphotos.com

1) Normaliza a digestão

A banana é rica em amido resistente, um tipo de fibra, que não é digerido, funcionando como uma fibra solúvel. Quando chega integralmente ao intestino, o amido resistente da banana alimenta os micro-organismos da flora intestinal, melhorando a digestão.

Caso uma pessoa esteja sofrendo com prisão de ventre, deve consumir bananas mais maduras, mas se o problema for disenteriaou desarranjo intestinal, a pessoa deve consumir bananas mais verdes para regular a digestão.

 

2) Diminui o estresse

Graças aos seus altos níveis de triptofano, magnésio, cálcio e vitamina B6, a banana é um excelente aliado no combate ao estresse e à depressão. Ao ser consumido, o triptofano se converte em serotonina – o hormônio da felicidade.

Cálcio e magnésio são minerais que proporcionam o relaxamento dos músculos e reduzem a ansiedade. Enquanto que a vitamina B6, também chamada de piridoxina, faz a síntese de neurotransmissores no sistema cognitivoe combate a irritação.

 

3) Regula a pressão arterial

As bananas são famosas por serem uma rica fonte de potássio, mas você sabia que o potássio desempenha um papel importante em manter a saúde do coração? Isso acontece porque o potássio ajuda a controlar a pressão arterial.

Além do potássio, a banana também possui magnésio, como vimos no tópico anterior, que auxilia na regulação dos batimentos cardíacos. Sendo o seu consumo importante principalmente por pessoas que sofrem de arritmia cardíaca.

 

4) Proporciona sensação de saciedade

Além de apresentarem amido resistente em sua composição, como já vimos, as bananas também possuem pectina. Ambas fibras diminuem o apetite e aumentam a sensação de saciedade.

Isso acontece porque quando chegam ao estômago, absorvem água, formam uma espécie de gel que aumenta o volume do bolo alimentar. O gel também faz com que o açúcar presente na banana seja liberado lentamente no sangue, aumentando ainda mais a sensação de saciedade.

 

5) Regula os níveis de açúcar do sangue

Quanto menos madura for a banana, mais baixo será o seu índice glicêmico. E quanto mais baixo for o índice glicêmico, menores serão os picos de níveis de açúcar no sangue de pessoas que sejam saudáveis.

Manter um índice glicêmicoequilibrado é importante para manter o bom funcionamento do corpo como um todo, mas principalmente para pessoas que precisem ou queiram perder gordura corporal.

 

 6) Ameniza os sintomas da TPM

Quem está familiarizado com a irritação e a instabilidade emocional ocasionadas pelas oscilações hormonais do ciclo menstrual sabe o desafio que é passar por esses dias que antecedem a menstruação.

Os açúcares naturais, a vitamina B6, assim como o potássio e o triptofano presentes na banana ajudam a equilibrar os hormônios e, consequentemente, amenizar os sintomas da TPM.

Facebook Comments