Os Incríveis Benefícios do Azeite de Oliva

O azeite de oliva é extraído do fruto da oliveira e é um alimento clássico da região mediterrânea, responsável por mais de 90% da sua produção mundial. As populações de países que consumem bastante azeite de oliva, como Itália, Espanha, Tunísia, Argélia, apresentam alta expectativa de vida e baixos índices de pressão alta e derrames.
A seguir, citamos alguns dos vários benefícios do azeite de oliva que ajudam a explicar essa realidade.

AlimentaçãoOs Incríveis Benefícios do Azeite de Oliva

Ajuda a absorver melhor os nutrientes

O azeite de oliva é rico em vitaminas A, D, E e K e em antioxidantes, o que favorece a absorção de nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Esses nutrientes são fundamentais para a manutenção das funções básicas do nosso organismo.

Ajuda a proteger o coração e a prevenir doenças cardiovasculares

Pelo fato de conter polifenóis, o consumo de azeite de oliva ajuda a proteger o coração. Polifenóis reduzem a ação dos radicais livres e impedem que placas de gordura se fixem às artérias. O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, benéficas para o corpo como um todo, mas especialmente para o sistema circulatório.

Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Quando comparado a outros óleos vegetais, pesquisas já comprovaram que o azeite de oliva ajuda o corpo a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, durante mais tempo, depois das refeições.

Ajuda a melhorar o aspecto e a saúde da pele

Nutrientes com efeitos antienvelhecimento presentes no azeite de oliva o tornam um grande aliado na prevenção de rugas e no rejuvenescimento da pele. Outras propriedades do azeite de oliva podem contribuir para a prevenção do melanoma, um dos tipos mais severos de câncer de pele.

Ajuda a equilibrar o colesterol

Outro efeito de ser um alimento rico em gorduras monoinsaturadas é tornar o azeite de oliva um importante ajudante na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL). Duas colheres de sopa de azeite de oliva por dia é a dosagem recomendada para esse benefício.

Ajuda a melhorar a digestão e a proteger o intestino

O azeite de oliva tem a capacidade de reduzir o fluxo de ácidos gástricos, protegendo desta forma o estômago. Além disso, ajuda a vesícula biliar a produzir mais bile, quebrando as gorduras para que elas possam ser absorvidas pelo organismo com mais facilidade. O consumo de azeite de oliva também ajuda a proteger o intestino de danos celulares, o que poderia levar ao câncer.

Ajuda a manter o cérebro saudável

Além de ser rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite de oliva também apresenta altos níveis de vitamina E – propriedades capazes de prevenir a degeneração de células cerebrais, melhorar a cognição e a memória.
Dica importante: quanto mais puro, ou seja, quanto menor for a acidez do azeite de oliva, maior será a quantidade de propriedades benéficas para a saúde. Portanto, na hora de comprar o seu azeite de oliva, prefira azeites com acidez menor que 0,8%.

Facebook Comments